RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A Tramontina trabalha respeitando a natureza e o meio ambiente.

Compromisso com o ambiente

Só faz bonito com a marca quem faz bonito pela vida. É com essa premissa que a Tramontina atua. Cuidar do meio ambiente é uma tarefa diária e indispensável para que o planeta continue vivo.

Compromisso com o ambiente

Água

Essencial à vida

Água: prioridade na política de gestão. As águas utilizadas nos processos passam por uma série de tratamentos antes de serem devolvidas ao meio ambiente em qualidade não prejudicial ou reutilizadas nos processos industriais e em atividades cotidianas. Em algumas unidades Tramontina, o índice de reuso chega a 100%, e esse é o objetivo de todas as unidades da organização.

Água

Resíduos Sólidos

Gerenciar é tão importante quanto produzir

A Tramontina faz o gerenciamento dos recursos para otimizar sua utilização e diminuir a geração de resíduos, por meio de controles de desperdício, reaproveitamento nos processos e classificação, separação e destinação correta, para manter a qualidade do meio ambiente.    

     


                             



                                                                                                                                              

Emissões Atmosféricas

Proteger o ar que respiramos

A Tramontina utiliza, em suas unidades de produção sistemas para controle de liberação na atmosfera de material particulado, gases de combustão (caldeiras) e compostos voláteis (processos de pintura).

O controle de emissões conta também com análises laboratoriais para o monitoramento. Por meio da utilização de sistemas de controle, são retidas as emissões de material particulado e destinadas na forma de resíduos sólidos para os aterros, ou são reaproveitadas no próprio processo produtivo, como é caso da serragem e do pó da usinagem de produtos de madeira, que são recolhidos e queimados em caldeiras, gerando energia.

Florestas

Fundamentais à vida

Áreas de Preservação Permanente - APPs

São áreas protegidas de toda e qualquer ação humana, com a função ambiental de preservar não somente a vegetação nativa, mas também os recursos hídricos, a paisagem, proteger o solo e assegurar o futuro da floresta e o bem-estar da humanidade. A Tramontina mantém 931 hectares de APP.

 

Reserva Legal

Trata-se de um legítimo instrumento de manejo florestal e de conservação do meio ambiente, haja visto que, embora seja uma área passível de sofrer exploração racional dos recursos naturais, tem como premissa o respeito aos limites da sustentabilidade e o cumprimento dos critérios legais que regulamentam o seu uso.

 

Matas Nativas

Proteger as matas nativas é contribuir para a conservação da biodiversidade e manutenção das nascentes de água e recursos hídricos. A mata ajuda também na regulação climática e possibilita a perpetuidade das espécies da fauna e flora. A Tramontina mantém 1.910 hectares de matas nativas preservadas.


Florestas de Produção

Estima-se que cerca de 69% de toda a cobertura florestal do Brasil possui potencial produtivo. Isso significa que as florestas podem oferecer produtos madeireiros e produtos não-madeireiros (óleos, resinas, castanhas, sementes, fibras, ervas etc.), tanto de espécies plantadas quanto nativas.

As florestas nativas são fundamentais para a conservação da biodiversidade, bem como as florestas plantadas, que assumem grande importância para o equilíbrio dos ecossistemas, especialmente na função de recuperação ecológica de áreas alteradas, acelerando a restauração do meio ambiente. Ao agregar valor aos recursos naturais, contribui também para o desenvolvimento socioeconômico.

As florestas de produção da Tramontina totalizam 6.184 hectares de áreas plantadas. Com espécies nativas e exóticas, estão situadas nos estados do Rio Grande do Sul e Pará. Essas áreas fornecem madeira para utilização nos processos fabris da organização, através da aplicação de técnicas silviculturais na extração vegetal.

 

Selo Verde

Reconhecido no mundo todo, o Forest Stewardship Council® - FSC® (Conselho de Manejo Florestal) permite à empresa empregar o selo verde em uma ampla gama de produtos, garantindo que a madeira utilizada em produtos certificados FSC, vem de florestas cujo gerenciamento é ambientalmente adequado, socialmente justo, economicamente viável e ainda passa por operações que obedecem aos mais rígidos padrões de controle, manuseio e rastreamento da matéria-prima, desde sua origem até o produto final. A Tramontina Belém (FSC-C003079) e a Tramontina Cutelaria (FSC-C125626) possuem certificação FSC de Cadeia de Custódia.

Energia

Gerando sustentabilidade

A energia solar fotovoltaica, ao contrário da energia baseada em combustíveis fósseis e as hidrelétricas, não produz nenhum impacto ambiental e nenhum tipo de emissão nociva durante o seu uso. Os painéis utilizados podem ser reciclados após o término da sua vida útil, gerando assim um consumo limpo e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Com isso, a Tramontina hoje já utiliza este tipo de recurso e possui vários projetos de ampliação, com este sistema contribui para diminuição da emissão de CO2 na atmosfera.

Comitê Ambiental

Comprometimento com o meio ambiente

Alinhar práticas ambientais e compartilhar experiências – com esse propósito, em 2014 a Tramontina criou o seu Comitê Ambiental, formado por representantes de todas as unidades produtivas. Cada passo da empresa ajuda a consolidar uma cultura positiva que se multiplica entre funcionários e comunidades. Um esforço que ajuda a preservar o patrimônio natural do planeta e se reflete no futuro de todos.

Educação Ambiental

Promovendo mudança de atitudes

A educação ambiental é fundamental para a conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem, para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente.