Tramontina - Blog do Mestre

Churrasco

Tramontina - Blog do Mestre

Como acender o fogo do churrasco

Conheça as técnicas para facilitar o processo

Como acender o fogo do churrasco 2018-02-08 16:21:00

O primeiro passo para começar a preparar um churrasco de respeito é acender o fogo na churrasqueira. Se você não tem experiência, não tem problema, o Mestre Churrasqueiro dá as dicas que você precisa.

Ensinamento #1: carvão ou lenha?

A primeira escolha deve ser entre carvão e lenha. O carvão oferece maior praticidade e facilidade para manipular na hora de trabalhar, por isso, as dicas do Mestre Churrasqueiro vão ser direcionadas para quem quer acender o fogo com carvão. No entanto, a lenha dá um sabor diferente para a carne e deve ser de reflorestamento, como a acácia e o eucalipto, até porque você também se preocupa com o meio ambiente, né?

Ensinamento #2: qual a quantidade certa de carvão?

A média é usar 1kg de carvão para 1kg de carne, mas é sempre bom ter uma quantidade de carvão reserva, pois a temperatura, o vento, o tipo de carne e até a churrasqueira podem aumentar o consumo.


Ensinamento #3: quanto tempo precisa para acender o fogo?

O ideal é acender o fogo de 30 a 40 minutos antes de colocar a carne. Afinal, é o calor do braseiro que assa a carne, e não a chama.

Ensinamento #4: qual a distância que a carne precisa ter das brasas?

A distância dos cortes em relação ao braseiro é de 15cm a 20cm para cortes rápidos (peças menores) e de 40cm a 50cm para cortes mais lentos (peças maiores).

Ensinamento #5: quais as técnicas de acendimento do fogo?

Cada pessoa tem o seu jeito de fazer fogo. O importante é que fique um bom braseiro, de cor vermelha intensa.

Vulcão com jornal: pegue uma garrafa de vidro e algumas folhas de jornal. Enrole-as em volta da garrafa até formar uma camada grossa de papel. Depois, é só posicionar a garrafa com os jornais no centro da churrasqueira e o carvão do lado de fora. Tire a garrafa e , por fim, ponha fogo no jornal. 

Pastilhas de álcool ou álcool gel acima de 70°: Ela deve ser posicionada no meio do carvão, já o álcool pode ser aplicado em diversos pontos sobre o mineral. Nunca utilize álcool líquido nem o derrame na chama para evitar o risco de queimaduras.

Soprador: ele facilita o acendimento do carvão e faz o fogo atingir o ponto ideal para o preparo do seu churrasco, usando a corrente de ar.

Ensinamento #6: como usar um soprador?

Encaixe a manivela no soprador. Coloque fogo no carvão, em seguida direcione a extremidade do tubo do soprador Tramontina para a base da chama e gire a manivela. O Soprador facilita o acendimento do carvão através do aumento da quantidade de oxigênio que, por ser um combustível, permite, através da corrente de ar, que o fogo atinja o ponto ideal para o preparo do seu churrasco. Para sua maior segurança, mantenha o soprador a uma distância mínima de 30 cm do fogo.

Ensinamento #7: como dispor as pedras de carvão?

Deixe um espaço entre os pedaços de carvão. Quando eles ficam mais distantes, a circulação do ar também melhora.

Mestre Churrasqueiro - Tramontina

Sobre o Autor

Antes da invenção do fogo, os homo sapiens estavam perdidos. Sem nenhum propósito no mundo. Até que um homem das cavernas bateu duas pedras e delas tirou uma faísca. Você pode pensar que ele foi o hominídeo mais importante da história, mas não se engane. O mais impressionante aconteceu depois. Um homem surgiu com um pedaço de carne e o colocou no fogo. Aí sim, tudo fez sentido. Esse homem, até então desconhecido no mundo, existe até hoje. Seu conhecimento na arte de assar, grelhar e transformar carne crua na maior refeição que existe se acumulou durante os últimos milhares de anos. Sua existência é uma lenda? Sim. Mas acredite: ele existe. É conhecido como Mestre Churrasqueiro. E essa é a sua história.

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net